mai 282015
 

Comunicação Integral

O sucesso depende muito do quanto conseguimos expor nossa mensagem e sermos compreendidos e do quanto compreendemos as pessoas e a própria vida. Caso contrário, estaremos sujeitos a muitos problemas, como indiferenças, ruídos, distorções e muitos conflitos.

Para a coach Margarida Ranauro, da BlesSolutions, dependemos da comunicação para nos relacionar profissional e pessoalmente, pois vivemos em sociedade.

“A excelência nessa habilidade depende de nossa capacidade em sermos receptivos e da clareza do modo como nos expressamos”.

Então, como conseguir isso? 

A especialista esclarece que a Comunicação Integral (CI) incorpora quatro dimensões humanas: pessoal, comportamental, cultural e sistêmica.  Isso mostra que quando abordarmos esse tema com foco em somente um aspecto ele é parcial e, certamente, não proporciona os resultados almejados.

A Comunicação Integral (CI) nos oferece uma poderosa ferramenta de mapeamento que nos auxilia a compreender os diferentes níveis de desenvolvimento humano causadores dos ruídos e das distorções existentes na comunicação na vida pessoal e nas organizações – ressalta a coach que irá debater o tema no Rio de Janeiro, dos dias 5 a 7 de junho.

Para ela, desenvolver essa aptidão é uma arte que traz boas coisas na vida e nos relacionamentos, pois, dessa forma, conseguimos entrar em contato com nossa verdade real: a Integridade Interna.

Integramos partes, negadas e escondidas de nós mesmos, trazemos mais consciência às nossas reações e projeções (provenientes da nossa criança interna ferida) e reconhecemos a verdadeira causa de muitos desentendimentos e conflitos, indo muito além dos sintomas na direção da verdadeira raiz do problema – explica.

Margarida diz ainda, que isso proporciona uma avaliação mais abrangente, não focando somente no resultado externo. Mas, sim, como um fruto de um desenvolvimento integral do ser na busca da alta qualidade de interação, abrindo novas portas para acessarmos níveis mais vastos de informações nas nossas vidas.

“É importante mostrar o caminho para um processo de comunicação eficaz, de modo a nos orientar e nos conduzir na direção de um elevado grau de percepção e clareza intrapessoal, elevando essa habilidade para um próximo nível de evolução.”

Isso irá proporcionar uma melhor percepção de si mesmo e do próximo, auxiliando em nossa vida cotidiana e refletindo-se em nas nossas relações – reforça.

escrito por Margarida Ranauro

Margarida Ranauro

Coach, Conferencista, Palestrante, Escritora, Mentora e Gestora de Pessoas, Projetos e Negócios

Deixe uma resposta